skip to Main Content
Pós-Black Friday – Gestão De Vendas E Ações

Pós-Black Friday – Gestão de vendas e ações

A tão esperada data 29 de novembro de 2019 está chegando. Sim, a Black Friday vem aí, e ganha força ano após ano, com tendência a se consolidar de vez como a principal data do comércio, não somente eletrônico, por tamanha proporção que esse evento vem ganhando no Brasil.  

Com tanto espaço para crescer, muitos varejistas ainda não colocaram essa data de forma efetiva em seus calendários, mas deveriam. Esse período atrai muitos consumidores que buscam boas oportunidades de compra, aproveitando para antecipar os presentes de fim de ano, ou aquele dinheiro extra. Para atender uma demanda tão grande é preciso ter um planejamento estratégico bem detalhado e com antecedência, composto por verificações de acompanhamento dos objetivos estabelecidos e se as execuções estão atendendo todos os requisitos. 

O que fazer após a Black Friday? 

Mas, para quem já está acostumado com tudo isso, sabe que muito se fala sobre a preparação para esse período e sua antecedência. E depois, o que fazer após a Black? Depois de tantas vendas, ações promocionais, estratégias de marketing e muito mais, como se reorganizar? 

Com tantos pedidos, é preciso se preparar para algumas ações de pós-venda, aproximando-se do cliente e garantindo sua satisfação. As vezes algumas campanhas de descontos mais atrativos se estendem por alguns dias após a Black ainda, talvez por estratégias de cumprir as metas estabelecidas, mas cuidado para não perder os gatilhos mentais que essa época proporciona. O cliente pode vincular isso a preços mais atrativos sempre, então certifique que está sendo claro em suas ações de venda.  

Com tantas vendas concentradas, as trocas ou devoluções também tendem a aumentar, mas ressaltamos que a logística reversa não é necessariamente um problema, pois quando o processo é eficiente as chances de recompra são muito maiores, e com um processo de gestão logística eficiente você pode evitar problemas como tempo desperdiçado e custos desnecessários. Por isso, busque sempre cumprir os prazos determinados durante a compra, evitando frustrar o seu consumidor. 

Verificar a opinião e satisfação dos clientes também é muito importante, avaliando como sua experiência e usando isso a favor do seu negócio, pois assim é possível fazer ajustes precisos voltados ao seu público-alvo. Com isso, além de se sentir reconhecido você fideliza ainda mais seus clientes. 

Com as vendas feitas, é importante saber qual o valor líquido sobrou para você. Dessa forma, é preciso entender quais são as reais despesas em cada marketplace, visto que cada um deles possui diferentes regras de comissionamento e datas de repasse. Além disso, se você participou de campanhas especiais da Black Friday, possivelmente em algum período específico os repasses podem ser diferenciados do habitual, através de campanhas promocionais para itens ou categorias específicas. 

São tantos lançamentos de vendas, e repasses para cada pedido, tantos canais de venda, que pode se tornar um processo muito complicado fazer essa conferência de repasses de forma manual, venda por venda. Mas assim como em outros procedimentos, também é possível automatizar essa etapa tão importante, que atinge diretamente o caixa da empresa. O Koncilia, é o primeiro software de conciliação de repasses de marketplaces e pode te auxiliar trazendo muito mais comodidade, eficiência e tranquilidade nesse momento pós Black Friday. 

Conciliar é muito mais do que apenas conferir. Com uma conciliação você entende a real situação financeira em cada canal de venda, e os valores precisos de despesa com o parceiro intermediador. Assim, verificando não somente possíveis atrasos em pagamentos, mas dimensionando a sua margem de contribuição, que permite uma gestão financeira muito mais precisa e saudável para seus negócios. 

Sobre o autor

Caio Vitaliano Silva, responsável por Canais e Parceiras no Koncilia, tem experiência comercial em indústria, distribuição e varejo. Graduado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atualmente está terminando sua pós-graduação em MBA em Gestão Empresarial pela UniCesumar.

Equipe Koncilia

Koncilia é o primeiro software de conciliação de pagamento dos marketplaces do mercado. Nosso objetivo é verificar se há divergência nas comissões e controlar os recebíveis dos marketplaces aos e-commerces de maneira mais automatizada, ágil e prática.

Back To Top