skip to Main Content

Tipos de lançamentos encontrados no Koncilia

Existem diferentes termos que definem as ações que surgem das vendas em marketplace. Muitas vezes podemos ficar confusos ao encontrar esses nomes e não entender o que eles querem dizer.

Esse artigo foi criado para resolver esse problema! Aqui você encontra quase todos (se não todos) termos e ações que podem surgir ao vender em marketplace, usando o Koncilia.

Isso é um guia para você, lojista, que precisa estar por dentro do que acontece em sua loja além de estar sempre pronto para resolver qualquer problema.

 

B2W

Antecipação de Custo: Valor de antecipação dos recebíveis parcelados. É debitado da conta.

Antecipação de Seguro: Valor pago ao seller relacionado a pedidos extraviados. É creditado na conta.

Bônus: Valor pago ao seller a respeito de bônus relacionados às vendas. É creditado na conta.

Bônus Jurídico: Bônus relacionados a processos judiciais. É creditado na conta.

Comissão: Valores das comissões das vendas. É debitado da conta.

Comissão por Cancelamento: Comissão cobrada pelo Marketplace devido ao cancelamento do pedido com pagamento aprovado que não foi enviado. É debitado da conta.

Comissão sobre Bônus: Comissão cobrada sobre bônus do valor de venda. É debitado da conta.

Constituição de Reserva de Saldo: Quando o sistema identifica possíveis problemas na operação de sua loja (atraso de entrega/expedição, alto indicie de reclamações, etc), automaticamente fará uma reserva de saldo. É debitado da conta.

Despesa Inicial: Valor cobrado do seller referente a processos judiciais. É debitado da conta.

Despesa Jurídica: Despesas relacionadas a processos judiciais. É debitado da conta.

Diferença de Crédito: Valor creditado ao seller devido a diferença final de crédito por processo judicial. É creditado na conta.

Diferença de Débito: Cobrança de despesas de ações judiciais da B2W. É debitado da conta.

Diferença de Frete: Diferença no valor do frete calculado pelo fato do pedido estar fora dos parâmetros da B2W entregas. É debitado da conta.

Estorno Pagamento Ame Digital: Valor creditado na conta do seller devido a Estorno Cashback AME. É creditado na conta.

Estorno de Antecipação de Seguro: Valor debitado do seller relacionado ao cancelamento de pedidos em que houve o pagamento da Antecipação de Seguro. É debitado da conta.

Estorno de Comissão: Valores dos estornos de comissão referente a pedido cancelado. É creditado na conta.

Estorno de Frete: Valores dos estornos de frete referente a pedido cancelado. É creditado na conta.

Estorno de Promoção: Valor debitado do seller quando há cancelamento/estorno de pedido que faz parte de alguma ação do marketplace, com desconto na comissão, ou quando há estorno do valor da promoção devido a pagamento em duplicidade.

Estorno de Tarifa Adicional: Valor creditado na conta do seller devido a Tarifa Adicional que corresponde aos juros do pedido cancelado.

Estorno de Venda: Valores dos estornos de venda referente a pedido cancelado. É debitado da conta.

Frete: Valores dos fretes. É debitado da conta.

Frete Promocional: Valor promocional de frete. Geralmente foi aplicado frete grátis no pedido. É debitado da conta.

Imposto de Renda: Reembolso do valor do imposto de renda retido pelo Seller sobre a nota fiscal de serviço de intermediação de vendas. É creditado na conta.

Liberação de Reserva de Saldo: Quando o sistema identifica possíveis problemas na operação de sua loja (atraso de entrega/expedição, alto indicie de reclamações, etc), automaticamente fará uma reserva de saldo.

A liberação desta reserva, se não utilizada, também será feita de forma automática. É creditado na conta.

Multa Comercial: Multas cobradas dos sellers devido a alguma situação específica envolvendo suas ações no marketplace. É debitado da conta.

Pagamento Ame Digital: Desconto do valor da venda por pagamento com o Ame Digital. É debitado da conta.

Pagamento de Parcela de Crédito: Valor debitado da conta do Seller referente a Pagamento de parcela de Crédito.

Propaganda: Valor cobrado pela utilização do serviço de propaganda (ADS) nos marketplaces. É debitado da conta.

Ressarcimento de Frete: Valor creditado ao seller devido ao ressarcimento do Frete.

Ressarcimento de Promoção: Valor devolvido ao seller pela finalização de campanhas com comissões menores que o comum acordado (rebate). É creditado na conta.

Ressarcimento de Saldo Devedor: Valor creditado ao do seller devido a Ressarcimento de Saldo Devedor.

Tarifa Adicional: Valor debitado na conta do seller devido a Tarifa Adicional que corresponde aos juros do pedido.

Venda: Valores das vendas. É creditado na conta.

 

MERCADO LIVRE

Bônus: Valor pago ao seller a respeito de bônus relacionados às vendas.

Cashback: Valor creditado ao seller devido cashback.

Comissão: Valores das comissões das vendas. É debitado da conta.

Comissão Retirada: Comissão cobrada pela retirada de dinheiro disponível na conta do Marketplace. É debitado da conta.

Compra: Valor descontado da conta do seller por realização de compras. É debitado da conta.

Correção Imposto de Renda Mercado Pago: Valor referente ao rendimento dos investimentos no Mercado Pago. É debitado da conta.

Crédito de Pagamento Bloqueado: Valor que foi bloqueado na conta. É debitado da conta.

Crédito de Pagamento Desbloqueado: Valor que foi desbloqueado na conta. É creditado na conta.

Despesa de Antecipação: Comissão cobrada por adiantamento de valor. É debitado da conta.

Despesas de Serviços: Despesas gerais relacionadas à pagamentos de tarifas. É debitado da conta.

Estorno de Comissão: Valores dos estornos de comissão referente a pedido cancelado. É creditado na conta.

Estorno de Compra: Valor creditado da conta do seller pelo estorno das compras realizadas.

Estorno de Frete: Valores dos estornos de frete referente a pedido cancelado. É creditado na conta.

Estorno de Pagamento de Despesas: Estorno do valor utilizado para Pagamento de despesas. É creditado na conta.

Estorno de Venda: Valores dos estornos de venda referente a pedido cancelado. É debitado da conta.

Frete: Valores dos fretes. Pode ser creditado ou debitado na conta, dependendo do tipo de frete que o seller tem acordado.

Mediação: Referente a situação de mediação entre seller e comprador a respeito de algum pedido específico. Valor que pode ser creditado ou debitado da conta do seller, dependendo da resolução da mediação.

Pagamento de despesas: Pagamento de despesas. É debitado da conta.

Penalidade/Multa: Penalidades e multas cobradas dos sellers. É debitado da conta.

Reembolso de Comissão Bloqueado: Bloqueio de Reembolso de comissão realizada pelo marketplace, geralmente devido a cancelamento. É debitado da conta.

Reembolso de Comissão Desbloqueado: Desbloqueio de Reembolso de comissão realizada pelo marketplace, geralmente devido a cancelamento. É creditado na conta.

Reembolso de Frete Bloqueado: Bloqueio de Reembolso de comissão realizada pelo marketplace, geralmente devido a cancelamento. Pode ser creditado ou debitado na conta, dependendo do tipo de frete que o seller tem acordado.

Reembolso de Frete Desbloqueado: Desbloqueio de Reembolso de comissão realizada pelo marketplace, geralmente devido a cancelamento. Pode ser creditado ou debitado na conta, dependendo do tipo de frete que o seller tem acordado.

Reembolso de Venda Bloqueado: Bloqueio de Reembolso de venda realizada pelo marketplace, geralmente devido a cancelamento. É creditado na conta.

Reembolso de Venda Desbloqueado: Desbloqueio de Reembolso de venda realizada pelo marketplace, geralmente devido a cancelamento. É debitado da conta.

Reembolso de comissão: Reembolso de comissão realizada pelo marketplace, geralmente devido a cancelamento. É creditado na conta.

Reembolso de frete: Reembolso de comissão realizada pelo marketplace, geralmente devido a cancelamento. Pode ser creditado ou debitado na conta, dependendo do tipo de frete que o seller tem acordado.

Reembolso de venda: Reembolso de venda realizada pelo marketplace, geralmente devido a cancelamento. É debitado da conta.

Rendimento Bruto: Valor referente ao rendimento dos investimentos no Mercado Pago. É creditado na conta.

Retirada: Valor de retirada da conta do Mercado Pago. É debitado da conta.

Saldo Inicial: Valor inicial que contém na conta do seller no início do período presente no relatório. Pode ser creditado ou debitado na conta.

Taxa de Parcelamento: Valor debitado do seller devido a taxa de parcelamento cobrada pelo Mercado Pago pela utilização de cartão de crédito como forma de pagamento por pedidos realizados via site/e-commerce. É debitado da conta.

Transferência de Dinheiro: Valor debitado do seller referente ao pagamento de despesas e/ou transferência de dinheiro. É debitado da conta.

Valor de Comissão Bloqueado: Valor da comissão que foi bloqueado para o Marketplace devido a uma reclamação por parte do comprador. O valor da comissão é estornado ao seller. É creditado na conta.

Valor de Comissão Desbloqueado: Valor da comissão que foi desbloqueado devido a uma reclamação que foi concluída. O valor da comissão é pago ao Marketplace. É debitado da conta.

Valor de Frete Bloqueado: Valor do frete que foi bloqueado para o Marketplace devido a uma reclamação por parte do comprador. O valor do frete é estornado ao seller. Pode ser creditado ou debitado na conta, dependendo do tipo de frete que o seller tem acordado.

Valor de Frete Desbloqueado: Valor do frete que foi desbloqueado devido a uma reclamação que foi concluída. O valor do frete é pago ao Marketplace. Pode ser creditado ou debitado na conta, dependendo do tipo de frete que o seller tem acordado.

Valor de Venda Bloqueado: Valor da venda que foi bloqueado devido a uma reclamação por parte do comprador. O valor da venda é estornado. É debitado da conta.

Valor de Venda Desbloqueado: Valor da venda que foi desbloqueado devido a uma reclamação que foi concluída. O valor da venda é pago ao seller. É creditado na conta.

Venda: Valores das vendas. É creditado na conta.

 

VIA VAREJO

Comissão: Valores das comissões das vendas. É debitado da conta.

Desconto da Comissão: Pagamentos da diferença da comissão (rebate) sobre vendas em ações específicas. É creditado na conta.

Despesa Jurídica: Despesas relacionadas a processos judiciais. É debitado da conta.

Devolução: Valor do pedido devolvido. É debitado da conta.

Estorno por erro operacional: Valor estornado ao seller devido a erro operacional. É creditado na conta.

Penalidade/Multa: Penalidades e multas cobradas dos sellers. É debitado da conta.

Venda: Valores das vendas. É creditado na conta.

 

NETSHOES

Comissão: Valores das comissões das vendas. É debitado da conta.

Devolução: Valor do pedido devolvido. É debitado da conta.

Venda: Valores das vendas. É creditado na conta.

 

MAGAZINE LUIZA

Comissão: Valores das comissões das vendas. É debitado da conta.

Devolução: Valor do pedido devolvido. É debitado da conta.

Falha na Transferência: Falha na transferência de valor para a conta do seller. É creditado na conta.

Transferência: Valor debitado do seller referente ao pagamento de despesas e/ou transferência de dinheiro. É debitado da conta.

Venda: Valores das vendas. É creditado na conta.

 

AMAZON

 

Comissão: Valores das comissões das vendas. É debitado da conta.

Estorno de Venda: Valores dos estornos de venda referente a pedido cancelado. É debitado da conta.

Estorno de Comissão: Valores dos estornos de comissão referente a pedido cancelado. É creditado na conta.

Estorno de Frete: Valores dos estornos de frete referente a pedido cancelado. É creditado na conta.

Frete: Valores dos fretes. É debitado da conta.

Saldo Anterior: Valor referente ao saldo anterior disponível. É creditado na conta.

Saldo Atual: Valor referente ao saldo disponível para retirada. É debitado da conta.

Taxa Administrativa de Reembolso: Valor cobrado do seller devido ao cancelamento do pedido e ao gerenciamento pelo Marketplace. É debitado da conta.

Taxa de assinatura: Valor cobrado do Seller pela utilização dos serviços do marketplace Amazon. É debitado da conta.

Venda: Valores das vendas. É creditado na conta.

 

WALMART

Comissão: Valores das comissões das vendas. É debitado da conta.

Estorno de Comissão: Valores dos estornos de comissão referente a pedido cancelado. É creditado na conta.

Estorno de Venda: Valores dos estornos de venda referente a pedido cancelado. É debitado da conta.

Taxa de Cancelamento: Taxa cobrada pelo marketplace pelo cancelamento do pedido. É debitado da conta.

Venda: Valores das vendas. É creditado na conta.

 

Conclusão

Esse é um material de apoio, ele pode te ajudar sempre que surgir qualquer dúvida a respeito de algum termo que você encontre ao realizar suas conciliações.

Além disso, esse artigo foi feito para que fique mais claro quais as situações em que o Koncilia pode ser útil no seu dia a dia quando estiver precisando de algum auxílio.

Aproveite!

Back To Top